Nos dias 17 a 21 de outubro de 2012 foi realizado em Fortaleza a Competição Latino-Americana de Robótica – (LARC 2012). A LARC fez parte do Robotics Trends 2012, evento composto por várias competições em simpósio:
- XI Latin American Robotics Competition – LARC (junto com a X Competição Brasileira de Robótica – CBR);
- IX Latin American Robotics Symposium – LARS (junto com o I Simpósio Brasileiro de Robótica – SBR);
- V Olimpíada Brasileira de Robótica – V OBR;
- II Mostra Nacional de Robótica – II MNR.

A competição contou com a participação das equipes do CPPP/UFMS e IFMS. Os integrantes do CPPP, composta por alunos que participam das atividades do Laboratório de Robótica de Ponta Porã (LARPP) e petianos do grupo PET FRONTEIRA (Emerson Moraes, Leandro Feuser, Lucas Ribas e Edenilton Oliveira), liderados pelo prof. Amaury Antônio de Castro Jr.. A equipe  competiu com a Faculdade com Computação (FACOM), USP e a Federal do ABC e chegaram as oitavas de finais.

A equipe Mbarete - CPPP/UFMS participou da categoria  IEEE-SEK (IEEE - Standard Education Kits). Esta é uma categoria organizada pela IEEE (Institute of Electrical and Electronic Engineers) em que dois robôs devem ser construídos por cada time utilizando peças de kits educacionais aprovados. Neste ano puderam ser utilizados kits de robótica Lego e VEX.

Esta categoria consiste em dois times de robôs que jogavam partidas de THBall. Na partida, cada time conta com dois robôs que, de maneira autônoma e cooperativa, onde deveriam localizar, recolher e identificar bolas coloridas espalhadas aleatoriamente por seu campo.
Se a bola fosse da cor azul, deveria ser mantida em seu lado do campo. Se fosse da cor laranja, deveria ser lançada para o campo do adversário.  Vencia o time que acumulasse o maior número de bolas azuis e o menor número de bolas laranjas em seu próprio campo.

Parabéns a Equipe do CPPP!!! 

Equipe Mbarete