O PROJETO

O projeto visa promover a inclusão digital por meio da capacitação de  um grupo de alunos (graduandos de baixa renda das áreas das Ciências Exatas e Tecnológicas) para a tarefa de programação de robôs. A programação envolve a realização de atividades básicas como movimentação e desvio de obstáculos, bem como para a elaboração de materiais didáticos como manuais e atividades direcionadas, a serem utilizadas em cursos de Iniciação a Robótica para crianças e/ou a inserção de tais atividades no contexto de outras disciplinas como matemática e física. Portanto, as atividades também possibilitam a interdisciplinaridade com a área de educação e psicologia, no que diz respeito ao uso de robôs (brinquedos) e das novas tecnologias no processo de formação e desenvolvimento do raciocínio lógico e matemático. A importância do projeto está em garantir que tais alunos tenham as mesma condições de igualdade e possam produzir materiais didáticos, técnicos e científicos relacionados à área de robótica, como artigos científicos, experimentos, manuais de utilização e diversos outros materiais. Além disso, espera-se que tais ferramentas possam auxiliar os alunos de maneira a reduzir a evasão dos cursos da área das Ciências Exatas e Tecnológicas da UFMS.