Para discutir e abordar tópicos relacionados à área de Robótica em Mato Grosso do Sul, será realizado nos dias 11 e 12 de agosto o 1º Encontro de Robótica ROBO-MS. O evento é organizado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, por meio da Faculdade de Computação (Facom), Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).
Da programação constam palestras, proferidas por renomados pesquisadores da área; e competições, das quais participam estudantes do ensino médio, da graduação e pós-graduação. Paralelamente, acontecerá a primeira fase da prova prática da Olimpíada Brasileira de Robótica, marcada para o dia 11, a partir das 13 horas.
Palestrantes - Luiz Marcos Garcia Gonçalves, doutor em Engenharia de Sistemas e Computação pela UFRJ e professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, irá falar sobre Robótica Educacional: a Metodologia RoboEduc e as Competições de Robótica. Outro convidado é Wagner Tanaka Botelho, doutor em Engenharia pela Universidade de Niigata e professor da Universidade Federal do ABC, irá falar sobre Robótica: da interdisciplinaridade em competições às aplicações no ensino-aprendizagem. O mestrando Ciências de Computação no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC-USP) Fernando Zuher Mohamad Said Cavalcante irá falar sobre Reconhecimento de movimentos humanos para imitação e controle de um robô humanoide.
Serviço -  O evento conta com patrocínio da Fundect, do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e do Sicredi, com apoio da Sociedade Brasileira de Computação, do projeto Interciências e da Capes. Mais informações sobre o ROBO-MS podem ser obtidas no site  http://roboms2012.facom.ufms.br/


As equipes que representarão o Câmpus de Ponta Porã no encontro são formados por alunos do Instituto Federal - IFMS, Bolsistas Permanência e os grupos PET Fronteira e Nerds da Fronteira.